Tecnologia do Blogger.

EEB Euclides da Cunha

EEB Euclides da Cunha

Quem sou eu

Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brazil
EEB EUCLIDES DA CUNHA

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.



DURANTE A SEMANA DA CONSCIÊNCIA, ALUNOS, SOB A ORIENTAÇÃO DE SEUS PROFESSORES, REALIZARAM  VÁRIOS TRABALHOS PARA CONSCIENTIZAR E VALORIZAR A NOSSA AFRODESCENDÊNCIA.



CONFIRA:
CARTAZES CONFECCIONADOS PELOS ALUNOS DA PROFESSORA JUSSARA, NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA/GEOGRAFIA.


A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. 

O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).




MÁSCARAS  AFRICANAS 
ALUNOS DA 6a SÉRIE 02, REPRODUZIRAM AS MÁSCARAS AFRICAS, SOB A ORIENTAÇÃO DA PROF. GISELE, NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA.

A arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte é funcional e expressam muita sensibilidade. Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva. Visitando os museus da Europa Ocidental é possível conhecer o maior acervo da arte antiga africana no mundo.

 

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

ALUNOS DA 5a SÉRIE, CANTARAM E INTERPRETARAM A MUSICA: IDENTIDADE DE JORGE ARAGÃO AOS COLEGAS E PROFESSORES  DA ESCOLA.
Quem cede a vez não quer vitória
Somos herança da memória
Temos a cor da noite
Filhos de todo açoite
Fato real de nossa história

0 comentários :

Postar um comentário