Tecnologia do Blogger.

EEB Euclides da Cunha

EEB Euclides da Cunha

Quem sou eu

Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brazil
EEB EUCLIDES DA CUNHA

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Ilhas Vulcânicas


Disciplina de geografia
Professora: Jussara
6ºs anos (matutino e vespertino)
Mês de maio

                                                          As Ilhas

Os alunos dos 6ºs anos transformaram imagens sobre as ilhas em lindíssimas maquetes, e assim puderam conhecer melhor a formação do Atol e das ilhas vulcânicas. Parabéns aos alunos.

Formação do Atol
O atol é um recife coralíneo circular que se origina em regiões quentes da Terra, sobre um vulcão ou um puco submarino. Os corais se instalam ao redor do vulcão ou pico.
Os sedimentos dos corais vão se acumulando, ganhando altura e formando um anel, que pode ser visto através da água, em quanto a massa rochosa vai sendo desgastada. A água dentro do atol se chama laguna e abriga grande variedade de peixes.

Formação das ilhas vulcânicas
São formadas a partir de vulcões que emergem do fundo dos oceanos. Os vulcões submarinos entram em erupção e a lava vai formando camadas de rocha que vão se acumulando a cada nova erupção. O vulcão fica cada vez maior e pode chegar até a superfície, formando uma ilha de origem vulcânica. (Texto extraído do Livro: Projeto Araribá, Geografia/ Obra Coletiva. Editora Moderna. 6º ano. 3ª edição, SP 2010)

Nota: No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhoẽs de anos. Dessa forma,os vulcões que aqui existiram nesse período se tornaram extintos (não ativos) e hoje em dia não causam nenhum tipo de transtorno como em outras áreas do mundo, onde as erupções vulcânicas geram vários prejuízos.

Os vulcões extintos do Brasil são hoje pontos turísticos marcados pela beleza. Esses antigos e bem velhos vulcões foram moldados pela ação do tempo. (www.brasilescola.com/brasil/vulcanismo)











0 comentários :

Postar um comentário