Tecnologia do Blogger.

EEB Euclides da Cunha

EEB Euclides da Cunha

Quem sou eu

Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brazil
EEB EUCLIDES DA CUNHA

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O corpo humano

Trabalho foi produzido e exposto na escola pelo professor Giancarlo Radünz juntamente com sua turma o 4º ano. "A fantástica estrutura do corpo humano".
Os especialistas são unânimes quando o assunto é o ambiente lúdico na formação do educando. O processo de ensino aprendizagem em ciências nas séries iniciais é fundamental para que o aluno amplie seu conhecimento do mundo e de si mesmo, desenvolvendo, entre outras, a capacidade de falar escrever e comunicar-se, buscando resposta a duvidas. Dessa forma, trabalhar com o lúdico permite ampliar a gama de possibilidades pedagógicas utilizadas para um determinado saber, de maneira significativa, na busca, na efetivação das atividades pela satisfação das expectativas e pelo sucesso na realização das mesmas.


Por menores que sejam as crianças, elas sempre se perguntam sobre como funciona o nosso corpo. Para que serve o sangue? A gente come e bebe água para quê? De onde vem a sede que sentimos depois de correr? Quanto tempo posso ficar sem respirar? Mesmo antes de começar a estudar o organismo, elas formulam hipóteses para essas perguntas (em geral, apoiadas em informações vindas de casa e da mídia, e algumas com grandes equívocos conceituais).
  Foram utilizados de vários recursos, tais como: atlas do corpo humano, DVDs(corpo humano), papel sulfite, desenhos, pinturas, quebra cabeças, material reciclável.





Percebi que utilizando o lúdico no ensino de Ciências ( corpo humano), tornou a aula mais agradável e dinâmica , motivando os educandos a participarem ativamente da construção do próprio conhecimento, trazendo mudanças significativas aos mesmos de forma prazerosa. 
Profº Giancarlo Radünz


Um comentário :

  1. Muito bem prof. Giancarlo,
    Com o lúdico os alunos aprendem com mais alegria e assim a aprendizagem fica mais significativa. Parabéns pelo seu trabalho e parabéns aos alunos que fizeram essa atividade do corpo humano.
    Um abraço...

    ResponderExcluir