Os especialistas são unânimes quando o assunto é o ambiente lúdico
na formação do educando. O processo de ensino aprendizagem em
ciências nas séries iniciais é fundamental para que o aluno amplie
seu conhecimento do mundo e de si mesmo, desenvolvendo, entre outras,
a capacidade de falar escrever e comunicar-se, buscando resposta a
duvidas. Dessa forma, trabalhar com o lúdico permite ampliar a gama
de possibilidades pedagógicas utilizadas para um determinado saber,
de maneira significativa, na busca, na efetivação das atividades
pela satisfação das expectativas e pelo sucesso na realização das
mesmas.
Por menores que sejam as crianças, elas sempre se perguntam sobre
como funciona o nosso corpo. Para que serve o sangue? A gente come e
bebe água para quê? De onde vem a sede que sentimos depois de
correr? Quanto tempo posso ficar sem respirar? Mesmo antes de começar
a estudar o organismo, elas formulam hipóteses para essas perguntas
(em geral, apoiadas em informações vindas de casa e da mídia, e
algumas com grandes equívocos conceituais).
Foram utilizados de vários recursos, tais como: atlas
do corpo humano, DVDs(corpo humano), papel sulfite, desenhos,
pinturas, quebra cabeças, material reciclável.
Percebi que utilizando o lúdico no ensino de Ciências ( corpo
humano), tornou a aula mais agradável e dinâmica , motivando os
educandos a participarem ativamente da construção do próprio
conhecimento, trazendo mudanças significativas aos mesmos de forma
prazerosa.
Profº Giancarlo Radünz
Muito bem prof. Giancarlo,
ResponderExcluirCom o lúdico os alunos aprendem com mais alegria e assim a aprendizagem fica mais significativa. Parabéns pelo seu trabalho e parabéns aos alunos que fizeram essa atividade do corpo humano.
Um abraço...