Tecnologia do Blogger.

EEB Euclides da Cunha

EEB Euclides da Cunha

Quem sou eu

Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brazil
EEB EUCLIDES DA CUNHA

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PROJETO MOBILIDADE URBANA - ENSINO MÉDIO

 
Projeto Mobilidade urbana
professor: Francisco Assis Rocha
Disciplina: Geografia
Turmas: 2ºs anos do Ensino Médio

OBJETIVO

Com o objetivo de conhecer geograficamente o espaço do cotidiano; entender as condições de mobilidade existentes; avaliar o espaço e sua influência na qualidade de vida. Foi proposto para as turmas do 2º ano do E.M. da E.E.B. Euclides da Cunha a seguinte atividade – elaboração de um mapa urbano do bairro de Nereu Ramos no qual esta inserido a escola e ou das cidades adjacentes, dependendo da localidade de onde o aluno vem., mora ou deseja ver apresentada. Abordando os seguintes temas: Espaço e delimitação em escala e Mobilidade urbana e meios para sua realização. Para tanto será necessário o seguinte material : Mapa do município ou de segmentos de área urbana de Jaraguá do Sul (sugestão – utilizar mapas contidos nas listas telefônicas ou compilação da internet), lápis de cores diferentes, além de um preto, régua e um computador com acesso à internet, e imagens dos espaços urbanos a serem representadas.




Desenvolvimento do trabalho 
Inserir em mapa apropriado fotos de lugares conhecidos e frequentados pelos alunos ao longo de seu percurso e legendas com descrições.  


   1ª etapa
Discussão sobre o cotidiano e observação dos conhecimentos sobre mapas e/ou utilização dos mesmos na rotina de cada um. Definição da localização da escola como um ponto de referência comum.

               
                                                          2ª etapa
De posse de seu mapa individual cada grupo deverá localizar através de legenda e imagens a escola, a casa, a biblioteca, o supermercado ou outros locais frequentados eleitos pelo grupo ou por cada um dos integrantes do grupo. Na sequencia traçar percursos que são realizados de ponto a ponto (da escola para a casa, por exemplo). Os traços devem ser feitos durante uma semana, incluindo o sábado e o domingo, com um lápis grafite do mesmo número, para que os traços fiquem com a mesma espessura (se um percurso se repetir várias vezes na semana, o grupo fará um traço imediatamente ao lado do outro e ele ficará mais espesso que os demais ao fim da atividade).

0 comentários :

Postar um comentário