Tecnologia do Blogger.

EEB Euclides da Cunha

EEB Euclides da Cunha

Quem sou eu

Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brazil
EEB EUCLIDES DA CUNHA

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A PRÁTICA DA LEITURA - PROFª PATRÍCIA R.P. BOGO - Lingua portuguesa

O trabalho com leitura, seja em classe, seja extraclasse, deve ser uma prática constante. Pois deve ter o objetivo de formar leitores competentes e auxiliar na produção de textos.
Formar um leitor competente supõe formar alguém que compreenda o que lê e também o que não está escrito, identificando elementos implícitos; que estabeleça relações entre o texto que lê e outros textos já lidos, que saiba que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto; que consiga justificar e validar a sua leitura a partir da localização de elementos discursivos que permitam fazê-lo.



 Por vários motivos, muitos alunos não têm contato com a leitura de qualidade e com adultos leitores. A escola, então, torna-se o único veículo de interação desses alunos com textos, cabendo a ela oferecer leituras de qualidade, diversidade de textos, modelos de leitores e práticas de leituras eficazes e, consequentemente, formar leitores competentes.
 Um leitor competente é também aquele que, por iniciativa própria, seleciona, de acordo com suas necessidades e interesses, o que ler entre os vários tipos de textos que circulam socialmente.


Para que isso se efetue, a escola deve promover uma prática constante de leitura, organizada em torno de uma diversidade de textos e gêneros textuais. Cabe também ao professor proporcionar às crianças e adoslecentes um convívio estimulante com a leitura.

0 comentários :

Postar um comentário