EEB EUCLIDES DA CUNHA

ENTRADA PRINCIPAL DA NOSSA ESCOLA...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

PÁTIO DA ESCOLA E GINÁSIO AO FUNDO...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

GINÁSIO ESPORTIVO...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

PÁTIO DA ESCOLA E AO FUNDO O REFEITÓRIO...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

SALA INFORMATIZADA...

Tecnologia do Blogger.

EEB Euclides da Cunha

EEB Euclides da Cunha

Quem sou eu

Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brazil
EEB EUCLIDES DA CUNHA

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

MENSAGEM


             Sabemos que o Natal significa o nascimento de Jesus Cristo. Pela tradição predominante em muitos países e inclusive no Brasil, o dia 25 de dezembro é a data em que cada ser humano de bons propósitos tem como hábito presentear em especial, a quem dedica estima e consideração.

            Natal, que pela grandiosidade de seu simbolismo, também significa reflexão, amor, fraternidade e esperança num horizonte promissor.

Que cada aluno, cada funcionário seja ele Assessor, Assistente, Professor, Monitor, Servente, cada membro da APP, do Conselho Deliberativo, do Grêmio Estudantil, cada Parceiro e Amigo da Escola, no sagrado convívio de seus familiares e entes queridos, brindem essa data com o líquido da saúde, do prazer, da felicidade e da esperança, na taça da harmonia e da união.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo, a vocês junto aos seus familiares. Que os sonhos, hoje apenas sonhos, num breve futuro se transformem em realidade.

Waldemar Spieker
Diretor de Escola
EEB Euclides da Cunha

AGRADECIMENTO


Agradeço a todos que nos apoiaram, que nos ajudaram, que trabalharam e que conviveram conosco até 2014: Assessoras, Secretária, Assistentes, Professores, Serventes, Alunos, Pais, APP, Conselho Deliberativo, Grêmio Estudantil, enfim, toda a comunidade escolar. Agradeço a Gerência da Educação na pessoa da senhora Lorita Zanotti Karsten e toda a sua equipe que sempre nos atenderam, sempre estiveram conosco e nos apoiaram.

Iniciei minha vida profissional há 43 anos atrás. Desses, 37 anos foram dedicados ao magistério, 15 dedicados à Escola Euclides da Cunha sendo 5 como Professor e 10 anos como Diretor.

Esta escola marcou minha vida, inclusive aqui conheci uma linda garota com a qual me casei e tivemos dois filhos maravilhosos. Foram anos marcantes dos quais nunca me esquecerei.

Terminarei o ano de 2014, pegarei férias em janeiro e a partir de fevereiro de 2015 irei usufruir de 6 licenças prêmio, 18 meses, aos quais tenho direito. Depois disso solicitarei minha aposentadoria.

Saio feliz com a certeza da tarefa cumprida e triste por não ter conseguido tudo que ainda pretendia fazer pela escola e pela comunidade. Triste por deixá-los. Mas tudo tem seu tempo...


Muito, muito, muito obrigado a todos. Um feliz e abençoado Natal e um venturoso Ano Novo cheio de conquistas e vitórias.


Encerramento do ano letivo 2014


Dia 18 foi o almoço de encerramento do ano letivo de 2014, direção, professores, serventes estavam prestigiando o almoço e participando do amigo secreto que foi revelado no dia, muita brincadeira e diversão marcaram este dia!


UM FELIZ NATAL A TODOS E UM PRÓSPERO ANO NOVO!


quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Cestas de Natal!!


Oba! Conseguimos graças ao apoio e união de todos e principalmente pela dedicação da Josi e da Deise que não mediram esforços para deixá-la bem recheada.

Obrigado!

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Auto de Natal


Nosso Auto de Natal foi um sucesso.Encantou, emocionou e encheu os corações de paz e alegria. Parabenizamos e agradecemos a todos os professores, maestro Genival Silva e Maicon Pornath, juntamente com seus talentosos alunos que ajudaram a proporcionar essa noite maravilhosa.

Aproveitando para desejar a todos um abençoado Natal e que 2015 venha com muitas conquistas!


Att.
Família Euclides da Cunha

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Projeto Aluno Talento


          Os alunos que neste ano letivo se destacaram, passando direto, foram homenageados e presenteados com ma mensagem e um chocolate Talento, adquirido com apoio de alguns patrocinadores como: Grameira Felipe, Alexandra Renata - Salão de Beleza, Gadotti Materiais para Construção, Instaladora Elétrica Tissi, Promonil, Vereador Pedro Garcia, Vereador João Fiamoncini, Marcos André, Ana Paula Pedrotti e Data System Informática.


Parabéns educandos!


quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Dia Internacional da Luta contra a AIDS


MOVIMENTO SAÚDE

No dia no 1º de dezembro: DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS, a equipe do Posto de Saúde do Bairro de Nereu Ramos esteve presente na EEB Euclides da Cunha, onde numa parceria estabelecida entre Escola e sistema de saúde, abordaram a questão da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. O professor Francisco , da área de geografia, aproveitou a presença da equipe de saúde para abordar dentro de uma proposta da CNTE – Confederação  Nacional dos Trabalhadores em Educação, a mesma questão.
A Equipe de Saúde trouxe informações importantes aos jovens e tiraram as dúvidas dos mesmos. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. Também exibiram dados do Bairro, que tem um dos maiores índices de DST da cidade. Esses dados suscitaram a necessidade de um trabalho mais apurado que em consonância com a proposta da CNTE vai continuar no ano de 2015, no sentido de levantamento de dados com questionário elaborado pelo programa de controle de DST/AIDs da CNTE.

A continuação desse trabalho que se iniciará já no primeiro bimestre de 2015 terá como alvo específico o Ensino Médio, visto que é nessa idade que a maioria tem se tornado sexualmente ativo. Mesmo assim o tema terá abordagem nessa semana com o EM, em função de ser a semana de culminância do assunto, mas todos os dias é dia de prevenção e informação. 

Cuidados e Responsabilidades


Como agentes participantes do trânsito, viu-se a necessidade de informar as turmas do 2º 02 e 4º 02 sobre os cuidados e responsabilidades que temos para melhor segurança de todos.
Abordou-se também os riscos que a água(rios), a energia elétrica e a própria casa oferece e como evitá-los.


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Avaliação do PGE – Plano de Gestão Escolar


AVALIAÇÃO DO PGE – PLANO DE GESTÃO ESCOLAR

No dia 02.12.14, reuniram-se a equipe gestora da EEB Euclides da Cunha, CED - Conselho Escolar Deliberativo, APP – Associação de Pais e Professores, para avaliarem o PLANO DE GESTÃO ESCOLAR, de 2014 e as metas de 2015. As quatro dimensões fora avaliadas: Pedagógica, Administrativa, Financeira e Física, e receberam o conceito Bom, pois todas essas dimensões atenderam satisfatoriamente às exigências da comunidade escolar.

Pois todas as dimensões estão voltadas para garantir condições para que a educação desempenhe o seu papel, garantindo o acesso e a permanência do aluno na escola, contribuindo na formação integral do educando no espaço escolar e em seu cotidiano, por meio do exercício da cidadania, valorizando o seu potencial ativo, possibilitando a aquisição de conhecimentos e competências pessoais, cognitivas, relacionais e produtivas. Para isso a escola deve ser organizada e administrada por uma gestão democrática, pois de acordo com Brasília (2004, p. 29):

A gestão da escola se traduz cotidianamente como ato político, pois implica sempre uma tomada de posição dos atores sociais (pais, professores, funcionários, estudantes...). Logo, a sua construção não pode ser individual, pelo contrário, deve ser coletiva, envolvendo os diversos atores na discussão e na tomada de decisões. (...) A efetivação de uma nova relação entre a educação, a escola e a democracia constitui um aprendizado político-pedagógico cotidiano que requer a implementação de novas formas de organização e participação interna e externamente à escola.

O Plano de Gestão Escolar e o exercício da função de diretor na EEB Euclides da Cunha, está em conformidade com a portaria nº. 01/SED/2014, da Secretaria de Estado da Educação, que regulamenta a nova modalidade de escolha dos gestores escolares, com o objetivo de proporcionar uma maior participação da comunidade nos processos de planejamento e decisão administrativa e pedagógica, com o objetivo de fortalecer a democratização do espaço escolar.

Através desta avaliação também queremos parabenizar e registrar que nosso Diretor Waldemar Spieker, como gestor e líder, suas  principais características são seus princípios e os seus ideais como educador, que busca uma educação de qualidade, inclusiva e democrática. Não se limita apenas à parte burocrática da escola, mas está envolvido com a parte pedagógica e, diretamente, envolvido com os professores e os alunos em sala de aula. 



segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

A Escola está em clima de Natal


Alunos e professores já estão em clima de festa aqui no Euclides da Cunha, pois o ano letivo de 2014 foi cheio de sucesso e conquistas, para retratar essa alegria alunos e professores  sobre a orientação da professora Dalvana (profª de arte), decoraram a escola com todo carinho  e dedicação. Confira através das fotos esse maravilhoso trabalho!

Curso SPE


Durante o ano de 2014 profissionais da educação, saúde e social participaram juntos do curso do SPE (Saúde e Prevenção na Escolas). O professor Fábio e a ATP Sandra fizeram parte desse grupo aprimorando conhecimentos e técnicas de como falar em prevenção, vulnerabilidade e gêneros com os alunos da Euclides da Cunha.