EEB EUCLIDES DA CUNHA

ENTRADA PRINCIPAL DA NOSSA ESCOLA...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

PÁTIO DA ESCOLA E GINÁSIO AO FUNDO...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

GINÁSIO ESPORTIVO...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

PÁTIO DA ESCOLA E AO FUNDO O REFEITÓRIO...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

SALA INFORMATIZADA...

Tecnologia do Blogger.

EEB Euclides da Cunha

EEB Euclides da Cunha

Quem sou eu

Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brazil
EEB EUCLIDES DA CUNHA

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Dia Nacional do Livro


No dia 29 de outubro é comemorado o dia nacional do livro.

Para a primeira biblioteca do Brasil, Portugal disponibilizou um acervo bibliográfico muito rico, vindos da Real Biblioteca Portuguesa, com mais de sessenta mil objetos. O acervo era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas, etc.

As primeiras acomodações da Biblioteca foram em salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na cidade do Rio de Janeiro.

A escolha da data foi em razão da transferência da mesma para outro local, no dia 29 de outubro de 1810, fundando-se assim a Biblioteca Nacional do Livro, pela coroa portuguesa.
Da data da fundação até por volta de 1914, para se fazer consultas aos materiais da biblioteca era necessária uma autorização prévia.

Os livros são um conjunto de folhas impressas, onde o escritor coloca suas ideias, a fim de deixá-las registradas ou para que outras pessoas possam tomar conhecimento das mesmas. Eles podem variar no gênero dos textos apresentados, sendo documentário, romance, suspense, ficção, autoajuda, bíblico, religioso, poema e poesia, disciplinas escolares, profissões e uma infinidade de áreas.
Para se publicar um livro, o autor deve procurar uma editora a fim de apresentar seu material, que deverá estar devidamente registrado em cartório, para garantir os direitos autorais.

A editora se encarrega de fazer a correção do texto, de acordo com as normas cultas da língua, além de sugerir algumas melhoras ao mesmo. Após a edição do texto, a editora cuida do título da obra, que deve servir como atrativo ao público, passando então para o preparo da capa, através da ilustração, impressão da quantidade de volumes e montagem dos exemplares.

A editora também é responsável pela divulgação do material, pois é de seu interesse vender o produto.
Após a criação da prensa tipográfica, por Johannes Gutenberg (1398-1468), deu-se a publicação do primeiro livro em série, que ficou conhecido como a Bíblia de Gutenberg. A obra foi apresentada em 642 páginas e a primeira tiragem foi de duzentos exemplares. Essa invenção marcou a passagem da era medieval para a era moderna.

O primeiro livro publicado no Brasil foi Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio Gonzaga. Na época, o imperador do país fazia uma leitura prévia dos mesmos, a fim de liberar ou não o seu conteúdo, funcionando como censura.

Em 1925, Monteiro Lobato, escritor e editor, autor do Jeca Tatu e do Sítio do Picapau Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo grandes possibilidades de crescimento editorial para o Brasil.

Créditos: Jussara de Barros
Fonte: http://www.brasilescola.com

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Aula de campo na Grameira Felipe


Os alunos do 1º ano do ensino médio matutino junto com o professor Fábio de química e a ATP Vera foram visitar a Grameira Felipi com a intenção de conhecer e aprender o processo de prodição de grama, como é feito o preparo do solo, fertilizantes usados para cada variedade de grama.

Assim os alunos tiveram a oportunidade de relacionar a teoria com a prática dos conteúdos de química. Contemplando também o projeto Educação Viária, onde os mesmos constataram as dificuldades em se locomover ao longo das ruas por falta de calçamento, sendo que o projeto da escola até a grameira foi feito a pé.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Brincadeiras Antigas


As professoras Eliane de Educação Física e Dalvana de Artes durante a semana da criança desenvolveram o projeto com a intenção de resgatar as brincadeiras antigas, que os pais e avós das crianças brincavam como: cantigas de roda, passa anel, mata soldado e outras.

Nas aulas de artes o alunos com a professora Dalvana construíram os brinquedos usando materiais reciclados e os testavam e brincavam na aula de Educação Física com a professora Eliane.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Semana da Criança


Semana da criança de 06 a 10/10 na E. E. B. Euclides da Cunha foi muito especial. Teve teatro, picolé, sorvete, brincadeiras, pintura facial, cama elástica, discoteca, e muita comida gostosa que as crianças trouxeram e foi servido como lanche comunitário.


Agradecimento especial para todas as professoras do primário que muito contribuem para que os eventos na nossa escola sejam inesquecíveis.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Gincana Cultural do Ensino Médio


Os alunos do ensino médio noturno participaram, se envolveram na Gincana Cultural organizada pela ATP Vera, o professor Pedro de Castro participou e colaborou no evento. Foi uma aula diferente e divertida, que envolveu brincadeira e aprendizagem.

Parabéns a todos os alunos que se envolveram e participaram. Obrigado especial ao professor Pedro e ATP Vera pela organização.