EEB EUCLIDES DA CUNHA

ENTRADA PRINCIPAL DA NOSSA ESCOLA...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

PÁTIO DA ESCOLA E GINÁSIO AO FUNDO...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

GINÁSIO ESPORTIVO...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

PÁTIO DA ESCOLA E AO FUNDO O REFEITÓRIO...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

SALA INFORMATIZADA...

Tecnologia do Blogger.

EEB Euclides da Cunha

EEB Euclides da Cunha

Quem sou eu

Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brazil
EEB EUCLIDES DA CUNHA

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Tênis de Mesa


Mais um ano de vitórias para o Tênis de Mesa da EEB Euclides da Cunha.

No dia 19/09, no jogos escolares da semana da pátria - "Troféu Geraldo Werninghaus" até 12 anos, nossos alunos atletas conquistaram no masculino vitória do 1º ao 5º lugar e no feminino o 1º ao 3º lugar. Com isso receberam medalhas e troféu de campeão geral de tênis de mesa nos dois naipes.

Isso tudo só foi possível graças à dedicação dos professores José Carlos e Israel na preparação e treinamentos desses alunos atletas que também fazem parte da Associação Jaraguaense de Tênis de Mesa, hoje com sede na nossa escola.

PARABÉNS CAMPEÕES - ESTAMOS ORGULHOSOS DE VOCÊS!!!

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Viagem de Estudos 4º ano


Os alunos do 4º ano 01 do ensino fundamental das professoras Rosa Ângela e Neuza visitaram no dia 03/10 a Biblioteca Pública Municipal de Jaraguá do Sul e o Museu Emílio da Silva, com o intuito de conhecer e valorizar a importância da leitura como também a história de Jaraguá do Sul desde o início da colonização até os dias de hoje.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Semana da Pátria - 7 de Setembro


Na semana cada dia duas turmas ficaram responsáveis de realizar homenagens como, poesias, encenações, informações, etc em comemoração a Semana da Pátria. 

Parabéns a todos os alunos e professores envolvidos!

Já no dia 07 de Setembro de 2014 alguns alunos da turma do Proerd participaram do desfile cívico na Rua Reinoldo Rau, no centro de Jaraguá do Sul.


sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Dia da Amazônia


No dia 5 de setembro comemora-se o dia da Amazônia, a maior floresta do mundo.

A extensão da floresta amazônica abrange, além dos estados brasileiros do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Maranhão, área do Mato Grosso, outros países da América do Sul, como: Venezuela, Guianas, Suriname, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador.

A área da floresta representa dois quintos da América do Sul e a metade do território brasileiro. Além disso, concebe um quinto das águas doces do mundo, sendo a maior bacia hidrográfica do planeta, com extensão de sete milhões de quilômetros. Os principais rios que formam a bacia são, além do Amazonas, os seus afluentes: Negro, Trombetas e Japurá – à esquerda; e Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá à margem direita.

A Amazônia deve ser preservada, pois é a maior reserva natural do planeta e proporciona o equilíbrio ambiental do mundo.

Sua biodiversidade é muito grande, com espécies animais, vegetais e minerais que formam um ecossistema autossutentável. Pesquisas calculam que em suas riquezas existam cerca de cinco milhões de espécies de plantas, mil e cem espécies de aves; duzentas e cinquenta, de mamíferos; e duas mil, de peixes.

A vegetação da Amazônia é composta por três tipos de matas: a de igapó, de solo inundado; a de várzea, com inundações somente em algumas épocas do ano; e a de terra firme, com solo seco e árvores que alcançam 65 metros.

O clima da região é quente e úmido, com chuvas abundantes o ano todo.

A seringueira é uma das espécies vegetais mais importantes da região, em razão da extração da matéria prima para a produção da borracha, o látex, que é até hoje uma das principais extrações feitas, juntamente com a castanha-do-pará e do guaraná.

Várias espécies vegetais podem ser aproveitadas por indústrias de fabricação de medicamentos e cosméticos, aumentando a economia produtiva do país.

A EMBRAPA – empresa brasileira de pesquisa agropecuária - iniciou em 1990 um trabalho sobre recursos genéticos e a biotecnologia, a fim de organizar a distribuição da heterogeneidade das espécies vegetais da região. Foram levantadas mais de 3.500 espécies, sendo classificadas em gênero e família.

Atualmente, os problemas mais sérios que a Amazônia vem sofrendo são os desmatamentos de suas árvores para o contrabando de madeiras; a caça e a pesca, predatórias, que tem causado a extinção de várias espécies animais; e as disputas de terra.
Pessoas influentes da televisão têm lutado para a preservação da floresta amazônica, através da coleta de assinaturas para que seja feita modificação na Constituição Federal do país, no que diz respeito à preservação da floresta. Através do projeto “Amazônia para Sempre”, buscam junto aos nossos governantes “a interrupção imediata do desmatamento da floresta amazônica.” Você também pode participar!

Com tantas riquezas, a Amazônia tornou-se interesse de grandes potências do mundo. Alguns países têm publicado em seus livros de geografia que a floresta é parte do patrimônio mundial, o que não é verdade. A Amazônia pertence ao território brasileiro e não podemos deixar que outras nações retirem o que é nosso.

Crédito: Jussara de Barros
Fonte: http://www.brasilescola.com/

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Semana das pessoas com deficiência



CONHECER, ENTENDER, RESPEITAR


Com esse tema as professoras da escola  que trabalham com a educação inclusiva (inclusão social) buscaram conscientizar, pais, alunos e toda a comunidade escolar da importância de incluir e respeitar esses alunos ditos “especiais”.
Durante a semana de 22 a 26 de agosto foram realizadas  atividades, construção de cartazes e murais com o tema inclusão eu faço parte, assistiram a um filme intitulado  o primeiro da classe, visando trabalhar e homenagear esses alunos portadores de deficiências e síndromes.
O ponto culminante aconteceu  na segunda-feira dia 01 de setembro com todas as turmas onde ocorreu uma apresentação  de um pequeno vídeo chamado (MARIA E O MENINO CADEIRANTE) o qual relata a história de Maria uma menina que recebe e acolhe um menino cadeirante na escola  não desistindo de ensinar e auxiliar na aprendizagem, tornando se tão importante a ponto do menino sonhar com a possibilidade de  um dia vir a superar essa deficiência .
Em seguida a segunda  professora Neuza fez uma pequena explanação sobre a atuação desse profissional que é auxiliar na aprendizagem do educando, bem com um ponto de apoio para o professor regente em sala de aula.
Fechando com uma linda mensagem apresentada pela segunda professora Edeltrand “Por que incluir”? A qual nos faz refletir sobre a inclusão e como estamos agindo nesse sentido dentro da escola comunidade e sociedade em geral.


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

4º Torneio Escolar de Tênis de Mesa - Euclides da Cunha


O 4º Torneio Escolar de Tênis de Mesa - Euclides da Cunha realizado no dia 24/08/2014 foi um grande sucesso. Com muitos participantes, inclusive de outros municípios foi disputado em 7 categorias onde os 3 primeiros colocados de cada categoria foram premiados com troféu e medalhas. A coordenação Prof. José Carlos de Lima agradece os participantes e colaboradores e a direção da escola que cedeu o espaço para a realização do evento.