EEB EUCLIDES DA CUNHA

ENTRADA PRINCIPAL DA NOSSA ESCOLA...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

PÁTIO DA ESCOLA E GINÁSIO AO FUNDO...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

GINÁSIO ESPORTIVO...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

PÁTIO DA ESCOLA E AO FUNDO O REFEITÓRIO...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

SALA INFORMATIZADA...

Tecnologia do Blogger.

EEB Euclides da Cunha

EEB Euclides da Cunha

Quem sou eu

Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brazil
EEB EUCLIDES DA CUNHA

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Comemoração aos 65 anos EEB Euclides da Cunha


            Mesmo com chuva, a comunidade de nereu ramos e arredores prestigiou a solenidade alusiva aos 65 anos da EEB Euclides da Cunha realizado no sábado 16/08/2014.

            O desfile que estava previsto para acontecer na rua Luis Sarti, foi realizado no ginásio de esportes da escola, assim como a premiação do concurso “família euclides da cunha – 65 anos” (vencido pela família Pedrotti Dantas), homenagem aos pais e abertura da 17ª feira de ciências e tecnologia.

            Após meses de preparação e investimentos, não poderíamos deixar de realizar o desfile que foi o ponto alto da comemoração, com a participação de toda a comunidade escolar, autoridades, ex-funcionários, ex-alunos e abrilhantada pela banda da Associação Musical Almirante Tamandaré de Guaramirim, com chuva de balões e fogos de artifício, a solenidade foi um sucesso.

            Agradecemos a todos que nos ajudaram na preparação e realização do evento e à comunidade que, mesmo com chuva, compareceu em grande número.
            
Convidamos a todos para a sessão em homenagem aos 65 anos da escola que será realizada dia 19/08/2014 na câmara de vereadores de Jaraguá do Sul.

                                                                                  APP e Direção.


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Convite de comemoração dos 65 anos


A EEB Euclides da Cunha convida a comunidade local a prestigiar os eventos comemorativos aos seus 65 anos, no dia 16/08/2014.

Programação

14:00 - Na rua Luis Sarti:
                             Desfile Comemorativo.

15:00 - No ginásio de esporte: 
                             Cerimonial de abertura;
                             Premiação da Família Euclides da Cunha;
                             Sorteio da rifa;
                             Homenagem aos pais e abertura da XVII Feira de Ciências e Tecnologias.

FACEBOOK ==>> EEB EUCLIDES DA CUNHA.

Viagem de estudos ESTRADA BONITA



Os alunos dos 1º anos do ensino fundamental da professora Débora, visitaram no dia 07/08 a propriedade rural do Sr. Ango Kersten. As crianças saíram do ambiente urbano para vivenciar a experiência de explorar a zona rural e observar objetos antigos no museu do sítio, para finalizar o projeto que vem sendo trabalhado em sala sobre a "Valorização do Passado

À tarde, muitos puderam conhecer e admirar as belezas do Parque Malwee, tão próximo e ainda pouco visitado pelas crianças. Foi só diversão!



domingo, 10 de agosto de 2014

Dia dos Pais

 

Pai de verdade mesmo sabe que ser pai não é simplesmente recolher o fruto de um momento de prazer, mas sim perceber o quanto pode ainda estar verde e ajudá-lo a amadurecer.

Pai de verdade mesmo não só ergue o filho do chão quando ele cai, mas também o faz perceber que a cada queda é possível levantar.

Ele não é simplesmente quem atende a caprichos: ele sabe perceber quando existe verdadeira necessidade nos pedidos.

Pai de verdade mesmo não é aquele que providencia as melhores escolas, mas o que ensina o quanto é necessário o conhecimento.

Ele não orienta com base nas próprias experiências, mas demonstra que em cada experiência existe uma lição a ser aprendida.

Pai de verdade mesmo não coloca modelos de conduta, mas aponta aqueles cujas condutas não devem ser seguidas.

Ele não sonha com determinada profissão para o filho, mas deseja grande e verdadeiro sucesso com sua real vocação.

Ele não quer que o filho tenha tudo que ele não teve, mas que tenha tudo aquilo que merecer e realmente desejar.

Pai de verdade mesmo não está ali só para colocar a mão no bolso para pagar as despesas: ele coloca a mão na consciência e percebe até que ponto está alimentando um espírito de dependência.

Ele não é um condutor de destinos, mas sim o farol que aponta para um caminho de honestidade e de bem.

Pai de verdade mesmo não diz “faça isto” ou “faça aquilo”, mas sim “tente fazer o melhor de acordo com o que você já sabe”.

Ele não acusa de erros e nem sempre aplaude os acertos, mas pergunta se houve percepção dos caminhos que levaram o filho a esses fins.

Pai de verdade mesmo é o amigo sempre presente, atento e amoroso – com a alma de joelhos – pedindo a Deus que o oriente na hora de dar conselhos.

Feliz Dia dos Pais!

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Aluno Integrado

 
Nossa escola foi umas das escolhidas para realizar o Curso do Aluno Integrado que é um curso a distância, e no dia 05/08 tivemos o início do curso tendo a primeira aula sendo presencial com as tutoras Juraci de Almeida Matos e Taise Daniela Zacko Lipinski, que apresentaram aos alunos como funciona o curso, mostrando a interface de estudos para que possam realizar todas as suas atividades.

Os alunos podem vir nos horários de contra turno conforme agendado com o professor do laboratório para realizar os estudos e também tirar as suas dúvidas.

Link do site para os alunos acessar a plataforma de estudos:

 

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

65 anos - EEB Euclides da Cunha



EUCLIDES DA CUNHA: UMA GRANDE HISTÓRIA

 A escola Euclides da Cunha teve sua construção iniciada em meados de1945, quando o interventor de Jaraguá do Sul, Tenente Leonidas Cabral Herberts, fez o lançamento da pedra fundamental. A obra contou com a participação dos Srs. Afonso Striker, Álvaro João Bertoli (administradores), Albano Kansler (construtor técnico), Arno Kansler (pedreiro), entre outros membros da comunidade.

Conforme declarações na época, foram 4 anos de árduo trabalho. A inauguração ocorreu em 06 de Agosto de 1949, com a participação da comunidade local, do governador em exercício Sr. José Boabaid, do prefeito de Jaraguá do Sul, Sr. Waldemar Grubba e outras autoridades.  
 
Inicialmente, com 3 salas de aula, uma sala para a direção, banheiros e um pequeno galpão, a escola oferecia o ensino primário, até a 4ª série, e mais tarde, 2 anos complementares, não oferecendo o ensino ginasial. Para irem à escola, muitos alunos andavam quilômetros a pé, outros iam de carroça, à cavalo, e apenas os mais afortunados, iam de bicicleta. Todos tinham que usar uniforme; os meninos, short azul marinho, as meninas saia de prega da mesma cor, e ambos camisa branca. Todo o uniforme era feito com tecido tergal.

Um dos inspetores de ensino da época, Sr. Aleixo Dellagiustina, era temido, tanto pelos professores quanto pelos alunos. As regras eram severas. Entre as várias formas de “punição” se destacavam as reguadas na mãos, puxões de orelha, além do famoso e temido “Livro Negro”. Os recursos eram escassos; contava-se apenas com caderno, quadro e giz branco. Somente os professores possuíam livros. Os mestres eram bastante severos e exigentes. O medo e os castigos eram constantes. A merenda era trazida de casa, sendo pão com banha e açúcar, com melado ou com ovo cozido. Muitos traziam seus materiais em bolsas feitas com sacos de trigo, confeccionadas pelas próprias mães.

Os boletins eram preenchidos a mão, com caneta vermelha para as notas baixas e preta para as demais. A primeira diretora foi a Sra. Zuleica Mansani, a primeira professora foi a senhorita Lurdes Rochas e o 1º presidente da APP foi o Sr. Alfredo Emílio Ernesto Benkendorf.

A primeira denominação do estabelecimento de ensino foi Grupo Escolar Euclides da Cunha, passando para Ginásio Normal Euclides da Cunha em 10/10/69, depois para Escola Básica Euclides das Cunha em 08/02/71. Em 19 de Março passa a ser denominada Colégio Estadual Euclides da Cunha. Desde 05/04/2000, passa a ser denominada como Escola de Educação Básica Euclides da Cunha. 


Parabéns a todos que fizeram e ainda fazem parte da nossa história!!