EEB EUCLIDES DA CUNHA

ENTRADA PRINCIPAL DA NOSSA ESCOLA...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

PÁTIO DA ESCOLA E GINÁSIO AO FUNDO...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

GINÁSIO ESPORTIVO...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

PÁTIO DA ESCOLA E AO FUNDO O REFEITÓRIO...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

SALA INFORMATIZADA...

Tecnologia do Blogger.

EEB Euclides da Cunha

EEB Euclides da Cunha

Quem sou eu

Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brazil
EEB EUCLIDES DA CUNHA

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Dia do Desafio


Em sua 20ª edição, o Dia do Desafio 2014 foi realizado no dia 28 de maio. O evento é um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e pessoas que abraçam a atividade física por uma melhor qualidade de vida.

Neste ano, o adversário de Jaraguá do Sul foi Copiapó, cidade localizada na Região de Atacama, no Chile, que conta com aproximadamente 130 mil habitantes.

E nós da EEB Euclides da Cunha também participamos deste movimento, com a colaboração do Prof. de Taekwondo Israel.


segunda-feira, 19 de maio de 2014

O grande rabanete


Os 1º anos do ensino fundamental realizaram com muita alegria a encenação da história "O grande rabanete" de Tatiana Belinki, para as turmas do 3º ano matutino e 5º ano vespertino do ensino fundamental, mostrando que uma tarefa irrealizável por uma só pessoa torna-se possível com a colaboração de várias forças.

Todos estão na horta tentando arrancar um rabanete que teima em não sair. Aí chega o ratinho e...

Apresentação no 3º ano.

Apresentação no 5º ano.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Projeto para Dia das Mães


O 4º ano 01 e 02 do ensino fundamental junto com a professora Rosa Ângela e professora Neuza realizaram um projeto no qual os alunos confeccionaram uma lembrança  (porta-chave) e apresentaram a coreografia da música: Fico assim sem você - Claudinho e Buchecha.

Objetivo 
- Conscientizar e valorizar a importância que a mãe tem para a formação dos filhos e da família.

Estratégias
- Leitura e atividades desenvolvidas através da música: Fico assim sem você.
- Ensaio da música e coreografia.
- Confecção da lembrança (porta chave).
- Confecção do cartão realizado por cada aluno para sua mamãe.
- Pintura dos corações para confeccionar o cartaz porta.

Dia da Abolição da Escravatura


A partir da segunda metade do século XIX, vários intelectuais, escritores, jornalistas e políticos discutiam a relação existente entre a utilização da mão de obra escrava e a questão do desenvolvimento nacional. Enquanto as nações europeias se industrializavam e buscavam formas de ampliar a exploração da mão de obra assalariada, o Brasil se afastava desses modelos de civilidade ao preservar a escravidão como prática rotineira.

De fato, mais do que uma questão moral, a escravidão já apresentava vários sinais de decadência nessa época. A proibição do tráfico encareceu o valor de obtenção de uma peça e a utilização da força de trabalho dos imigrantes europeus já começava a ganhar espaço. Com isso, podemos ver que a necessidade de se abandonar o escravismo representava uma ação indispensável para que o Brasil viesse a se integrar ao processo de expansão do capitalismo.

A Inglaterra, mais importante nação industrial dessa época, realizava enormes pressões para que o governo imperial acabasse com a escravidão. Por de trás de um discurso humanista, os britânicos tinham interesse real em promover a expansão do mercado consumidor brasileiro por meio da formação de uma massa de trabalhadores assalariados. Paralelamente, os centros urbanos brasileiros já percebiam que o custo do trabalhador livre era inferior ao do escravo.

Respondendo a esse conjunto de fatores, o governo brasileiro aprova a Lei Eusébio de Queiroz, que, em 1850, estipulou a proibição do tráfico negreiro. Décadas mais tarde, a Lei do Ventre Livre (1871) previa a liberdade para todos os filhos de escravos. Esses primeiros passos rumo à abolição incitaram a criação da Sociedade Brasileira contra a Escravidão e, três anos mais tarde, no estabelecimento da Confederação Abolicionista, em 1883.

Apesar de toda essa efervescência abolicionista manifestada em artigos de jornal, conferências e na organização de fugas, vários membros da elite rural se opunham a tal projeto. Buscando conter a agitação dos abolicionistas, o Império Brasileiro aprovou a Lei Saraiva-Cotegipe ou Lei dos Sexagenários, que previu, no ano de 1885, a libertação de todos os escravos com mais de 65 anos de idade. Na prática, a lei atingia uma ínfima parcela de escravos que detinham um baixo potencial produtivo.

Dando continuidade à agitação abolicionista, vemos que o ano de 1887 foi marcado pela recusa do Exército brasileiro em perseguir escravos e a clara manifestação da Igreja Católica contra tal prática. 

No ano seguinte, assumindo o trono provisoriamente no lugar do pai, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, no dia 13 de maio. Possuindo apenas dois artigos, a lei previu a libertação dos escravos em território brasileiro e a revogação de qualquer lei que fosse contrária a essa medida.

Apesar de estabelecer um marco no fim da escravidão, a Lei Áurea não promoveu transformações radicais nos cerca de 750 mil escravos libertos em território brasileiro. Sem nenhum amparo governamental, os alforriados se dirigiram para as grandes cidades ou se mantiveram empregados nas suas propriedades de origem. De fato, ao invés de promover a integração do negro à sociedade, a libertação foi seguida pelo aprofundamento da marginalização das camadas populares no Brasil.

Crédito: Rainer Sousa
Fonte: http://www.brasilescola.com/

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Homenagem Dia das Mães



"Quando se é mãe, nunca se está só em seus pensamentos. Uma mãe sempre deve pensar em dobro, uma vez por ela e outra por seu filho." (Autor: Desconhecido)



Uma vez perguntaram para um sábio se ele tinha alguma frustração em sua vida, ele humildemente respondeu, sendo homem, a única coisa que invejo é o dom de gerar a vida, dom das mulheres, dom das mães, as verdadeiras arquitetas da vida.



Estas foram as mensagens iniciais para as mães que foram homenageadas no dia 09/05 com apresentações e poemas pelos alunos do 1ª ao 6ª ano do ensino fundamental matutino e vespertino e alguns alunos do 1ºano do ensino médio para as mamães presentes.


Agradecemos imensamente a presença da mães!



Confira algumas fotos...


 
Oração do Dia das Mães

Pai, Tu, sendo Deus, quiseste mostrar entre nós tua face materna...
Por isso criaste todas as mães!
Peço-te por minha mãe, sinal concreto e visível de teu amor entre nós.
Multiplicai os seus dias em nosso meio!
Acompanha-a em todo riso e em toda lágrima,
todo trabalho e toda prece, todo dia e toda noite!
Que tua bênção cubra de luz a vida de minha mãe para que,
inundada de ti, ela seja sempre mais presença do divino em minha vida.
Amém!

FELIZ DIA DAS MÃES

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Abertura dos Jogos Escolares da Juventude Sub 14


Hoje as 9h teve a abertura da etapa municipal dos Jogos Escolares da Juventude Sub-14 no Arthur Muller (Troféu Murilo Barreto de Azevedo). Os Jogos serão realizados até dia 19 de maio entre eles estão as seguintes modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez, em ambos os naipes.

 A responsabilidade da organização em nível local compete à Fundação Municipal de Esportes e Turismo (FME), com os campeões avançando às fases estaduais, estando estas sob a responsabilidade da Fesporte. No atletismo, os alunos disputarão provas de 75 metros rasos, 240 metros rasos, 1.000 metros rasos, de revezamento 4 por 75 metros, de arremesso de peso, lançamento de dardo, salto em altura e salto em distância.

A escola campeã levará para casa o Troféu Murillo Barreto de Azevedo.

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento esportivo estudantil do Brasil. A competição reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.

Nossa escola estará participando da modalidade de tênis de mesa tanto masculino como feminino que terá os jogos no dia 12 de maio.

Fonte: http://www.fmejaraguadosul.com.br/