EEB EUCLIDES DA CUNHA

ENTRADA PRINCIPAL DA NOSSA ESCOLA...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

PÁTIO DA ESCOLA E GINÁSIO AO FUNDO...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

GINÁSIO ESPORTIVO...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

PÁTIO DA ESCOLA E AO FUNDO O REFEITÓRIO...

EEB EUCLIDES DA CUNHA

SALA INFORMATIZADA...

Tecnologia do Blogger.

EEB Euclides da Cunha

EEB Euclides da Cunha

Quem sou eu

Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brazil
EEB EUCLIDES DA CUNHA

quarta-feira, 29 de junho de 2011

E CHEGOU O INVERNO !!!


A neve é muito comum em alguns lugares durante o inverno
O movimento de translação, juntamente com a inclinação do eixo terrestre em 23°27’ em relação ao plano orbital, é responsável pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre em uma determinada época do ano. Esse fenômeno é responsável pelas quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
Caracterizado como a estação com as temperaturas mais baixas, o inverno se entende de 21 de dezembro a 22 de março, no Hemisfério Norte; e de 21 de junho a 23 de setembro no Hemisfério Sul. O inverno tem início com o término do outono e antecede a primavera.
As noites são mais longas que os dias nas regiões onde é inverno, visto que a incidência de raios solares é menor nessa porção da Terra. Durante essa estação do ano, várias espécies de aves migram para outros locais com o intuito de fugir do frio.
Os países localizados na Zona Temperada do Norte (entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico) e na Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico) apresentam as quatro estações bem definidas, com invernos rigorosos, registrando baixas temperaturas.
O Brasil, por apresentar a maior parte do território na Zona Intertropical (próxima à linha do Equador), não possui as quatro estações bem definidas. O inverno é mais rigoroso nos estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esses locais podem registrar temperaturas negativas, além da ocorrência de neve em determinados pontos.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente

Desenvolvimento de vários desenhos sobre o Meio Ambiente. Utilizando como técnicas, pinturas diversificadas, recortes / colagens com texturas de folhas secas.
Disciplina: Artes
Professora: Dalvana
Turma: 2ª 01, 2ª 02, 3ª01 e 3ª02 - Séries Iniciais

Djenifer



Eduarda Peixoto

Suyanne

Compartilhando sentimentos

Atividade proposta: Escutar diversas músicas criando conceitos e a partir desses desenvolver ilustrações.
Disciplina: Artes
Professora: Dalvana
Turma: 3º ano 01 E.M.

Bruna Brück e Patrícia

Marcos, Olavo e Eduardo G.

Bruna S. e Juan

Taís e Alline

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Alunos fazem pedidos para o bairro Nereu Ramos

representante do terceiro ano do Ensino Médio da E.E.B. Euclides da Cunha
representante do terceiro ano do Ensino Médio da E.E.B. Euclides da Cunha


Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da E.E.B. Euclides da Cunha,
do bairro Nereu Ramos, atendidos pelo projeto Câmara.Com Você,
estiveram presentes na sessão de ontem, 7.
As reivindicações apresentadas na tribuna foram incluídas na pauta de
votação e aprovadas pelos vereadores.

Os pedidos são para a implantação do sistema de saneamento básico na localidade do Ribeirão Cavalo, melhorias no abastecimento de água na mesma região. Falta de remédios no posto de saúde de Nereu Ramos, incluindo a contratação de mais médicos faz parte das questões envolvendo a saúde dos moradores. Pedem também a conclusão do asfalto e mais horários de ônibus, principalmente nos fins de semana, para a localidade do Ribeirão Grande do Norte. Na área da educação, os jovens solicitam aumento no número de vagas na creche do bairro. Eles se mostram preocupados com a construção de um condomínio residencial. Acreditam que Nereu Ramos não terá estrutura para atender a esta nova demanda em áreas essenciais como saúde e educação. Os estudantes também requerem a implantação de um campo de futebol e áreas de lazer no bairro e localidades vizinhas.

O vereador Afonso Piazera Neto disse que a Prefeitura está trabalhando para a construção de áreas de lazer, não só para as crianças, mas para adultos com a implantação de academias ao ar livre. Citou como exemplo as praças de Jaraguá do Sul, que podem receber este tipo de projeto, possibilitando a prática de exercícios físicos da população. Ele prometeu que irá fazer a cobrança desta questão à Prefeitura no dia de hoje.

De acordo com o vereador Justino da Luz, o TAC (Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta) exige a criação de 250 vagas em creches ao ano. “Porém, é um programa do governo federal, que demora até dois anos para concluir”, lamenta. Com relação ao horário de ônibus, o vereador afirmou que já existe uma concessão pública. Ele disse que muitas melhorias já estão assinadas, mas ainda não foram cumpridas. Justino orientou a criação de uma mobilização da comunidade, em forma de abaixo-assinado, pois o primeiro passo já foi tomado com a indicação.

Segundo o vereador Lorival Demathê, morador de Nereu Ramos, as solicitações dos alunos com escola, creche e posto de saúde sempre fez parte de suas reivindicações também. Ele comentou que hoje, o posto de saúde está sobrecarregado pela falta de médico no posto do Santo Antônio. A construção de três novos condomínios habitacionais, que em dois anos terá em torno de 1.300 apartamentos, preocupa Demathê, devido à falta de ampliação de estrutura da escola do Ribeirão Cavalo e das localidades próximas.

Francisco Alves observou possíveis acidentes na BR-280. “Seria importante que no momento de construção de creche e posto de saúde pensassem em construir no mesmo lado dos condomínios para evitar o tráfego de pedestres na rodovia”, enfatizou o vereador.

A vereadora Natália Lúcia Petry reforçou o apoio aos estudantes. Disse que os alunos apontam questões reais e disse, que por esta razão, a Câmara de Vereadores fará todo o esforço em fazer com que as indicações sejam atendidas. “O tripé saúde-segurança-educação, que é a base da nossa sociedade, está bastante deficitário e neste quesito alunos tem toda a razão quando percebem esta deficiência, que não é só de Jaraguá do Sul, mas do Estado e do país”, finalizou.(fonte: www.cmjs.sc.gov.br)

terça-feira, 7 de junho de 2011

EUCLIDES DA CUNHA RECEBE CÂMARA.COM VOCÊ.

Na noite de segunda, 30 de maio, os alunos da E.E.B. Euclídes da Cunha do bairro Nereu Ramos, receberam a visita da Equipe da Câmara de Vereadores.

Os 40 alunos presentes, receberam muitas informações sobre o trabalho realizado pelos vereadores de Jaraguá do Sul. Aproveitaram para realizar alguns questionamentos e afirmaram que o exercício da cidadania é muito importante para realizar as mudanças esperadas no nosso país.

Dentre as reivindicações apresentadas pelos alunos: saneamento básico, construção de escola e creche, entre outras.


Cerca de 50 alunos do Terceirão da Euclides da Cunha acompanharão a sessão da Câmara e farão algumas reivindicações aos vereadores no dia 07/06/2011.(fonte:www.camaracomvoce.blogspot.com)

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Alunos da Euclides na categoria Juvenil do G.E. Juventus

Os alunos Cleverson C. Machado(meio campo) e Lucas Willian(volante),
fazem parte do plantel do time jaraguaense, confirmando os
muitos talentos em nossa escola, parabéns e sucesso a esses alunos atletas.